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Conheça A Proposta Do Ensino Médio Inovador

Posted by Gilberto Lenz em 26/05/2009

Foi publicado hoje, 26/05/2009 no Portal do Mec o acesso a Minuta de Parecer sobre o Ensino Médio Inovador que, de acordo com entrevista dada pelo relator Francisco Aparecido Cordão em 24/05/2009 ao Diário do Nordeste (veja a íntegra da entrevista aqui) é uma proposta em que o MEC não está reformulando o currículo do Ensino Médio, mas propondo um programa experimental com condicionantes e indicações para um currículo inovador. O currículo, como concretização da Proposta Pedagógica da escola, é de construção desta, seguindo basicamente as orientações da LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo CNE e as normas mais específicas dos seus sistemas de Ensino.

Já o Site de Notícias Região Noroeste em 07/05/2009 divulgou que, neste projeto o MEC pretende substituir as doze matérias existentes no ensino médio por apenas quatro disciplinas temáticas. De acordo com o novo sistema, os alunos passam a ter um conteúdo básico, que inclui línguas, literatura e matemática.

Segundo o MEC, o novo formato ajuda a atrair o interesse do estudante de ensino médio e faz com que ele perceba a relação do conteúdo aprendido em sala de aula e a aplicação na prática.

No entanto, a implantação no sistema público de ensino dependerá dos Estados, que têm autonomia para aderir ou não ao projeto.

O Portal de Notícias Terra também divulgou em seu site matéria relacionada onde informa que desde o ano passado, o ministério discute em grupos de trabalho a reforma do Ensino Médio.

Uma das propostas é que os alunos tenham no mínimo 20% de disciplinas optativas dentro do currículo. A carga horária também deverá ter aumento. O projeto, que está sendo chamado de “Ensino Médio inovador” pode começar a funcionar já em 2010.

O projeto prevê o aumento da carga horária de 2,4 mil para 3 mil horas/ano e a inclusão de atividades práticas para complementar o aprendizado.

De acordo com a Minuta divulgada hoje no Portal do MEC, o projeto a princípio seria implantado em fase experimental e depois de 1 ano o projeto passaria por uma avaliação. Veja o quadro com o cronograma abaixo:

AÇÃO

Início

Término

1. Institucionalização e Divulgação do Programa

27/04/09

30/05/09

2. Elaboração dos Planos de Ação Pedagógica pelos Estados e Escolas Federais, com Assinatura dos Termos de Adesão

01/06/09

30/06/09

3. Apresentação dos PAPs (Planos de Ação Pedagógica)

01/07/09

30/07/09

4. Análise e ajustes nos PAPs pelo Comitê Técnico

01/08/09

20/08/09

5. Formalização dos Convênios junto ao FNDE

20/08/09

30/09/09

6. Execução das Ações aprovadas em plano de trabalho de Convênio firmado

01/10/09

30/12/10

7. Avaliação do Programa

01/03/10

30/12/10

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