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Inspiração: ENEM Se Baseia Em Teste Internacional

Posted by Gilberto Lenz em 10/07/2009

Matéria publicada na Gazeta do Povo em 6 de junho de 2009.

O novo Enem será elaborado segundo a Teoria da Resposta ao Item (TRI). O nome pode assustar, mas o governo não está “inventando a roda”. Esse modelo estatístico foi criado no início do século 20 e já é aplicado em provas como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), cuja finalidade é comparar o conhecimento de estudantes de 15 anos de diferentes países. No site criado para tirar dúvidas sobre o Enem (www.enem.inep.gov.br), o Inep afirma que a TRI “garante a comparabilidade das notas entre diferentes edições a partir da calibração do grau de dificuldade das questões”.

Segundo Heliton Tavares, do Inep, cerca de 10 mil perguntas serão pré-testadas para que o Inep calibre o valor de cada uma. Dentro desse banco de questões, o governo selecionará as 180 que vão cair no Enem. “Iremos aplicar cada um desses itens (questões) para mil alunos, das redes pública e particular. Serão estudantes do segundo ano do ensino médio e estudantes de instituições superiores. Não usaremos a população padrão (estudantes do terceiro ano) por precaução, para que os alunos não saibam previamente o que vai cair na prova”, explica.

Tavares afirma que a TRI permitirá comparar o resultado dos estudantes ao longo do tempo. No modelo atual, mesmo que se tente manter a mesma complexidade nos exames de anos diferentes, o grau de dificuldade é sempre variável. Não é possível dizer com precisão se o resultado dos alunos melhorou ou piorou, porque são provas diferentes sendo comparadas. “Com a TRI você consegue comparar as habilidades dos alunos de um ano para o outro. Se a prova de um ano é mais fácil do que a do ano seguinte, aqueles alunos que fizeram a primeira acabam sendo beneficiados”, afirma o diretor do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz.

Vaz ressalta que o Inep terá de minimizar não apenas a diferença entre o exame de um ano para outro, mas entre cada prova (Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática) aplicada em edições distintas. “A complexidade de cada área precisa ser a mesma, porque as universidades podem dar pesos diferentes para cada uma de acordo com o curso escolhido pelo candidato”, diz. (MC)

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