BLOG DOS PROFESSORES APROVADOS SEEDF 2013

Prepare-Se Para A Prova Brasil!

Posted by Gilberto Lenz em 14/07/2009

Matéria publicada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em 13 de julho de 2009.

De 19 a 30 de outubro, será realizada a principal avaliação do rendimento das escolas públicas do país: a Prova Brasil. Cerca de 6 milhões de alunos de 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental farão o exame. Agora é a hora de redes, escolas e professores se prepararem! A seguir, leia entrevista com Maria do Pilar Lacerda, secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, que dá orientações sobre como preparar bem os estudantes para o exame.

Por que a Prova Brasil é importante?

MARIA DO PILAR LACERDA Esse exame nacional é um instrumento que possibilita fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da Educação no Brasil. Os resultados são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com os dados em mãos, vamos pensar em políticas públicas para sanar possíveis problemas. Mas é importante ressaltar que a Prova Brasil é institucional e não substitui a avaliação rotineira feita pelos professores nas escolas.

A Prova Brasil já foi aplicada duas vezes, em 2005 e 2007. De que forma seus resultados estão contribuindo para a melhoria do ensino no país?

MARIA DO PILAR Já na primeira edição descobrimos que não podemos generalizar dizendo que o ensino no Brasil é ruim, pois a prova mostrou que há escolas com problemas, mas também existem outras que possuem ótimas experiências e podem servir de bons exemplos para todo o país.

Como as redes, as escolas e os professores podem preparar bem seus alunos para o exame?

MARIA DO PILAR A primeira dica é ler os documentos que explicam o que é a Prova Brasil. No portal do Ministério da Educação, há vários textos sobre isso, como as Matrizes de Referência do Sistema Nacional. A segunda dica é conhecer os modelos da prova, que também estão disponíveis no portal do MEC. Isso ajuda os professores a identificar as habilidades e as competências que devem ser desenvolvidas por seus alunos. Os estudantes que tiverem mais dificuldade de aprendizagem deverão ter aulas de reforço e de recuperação. É importante também consultar os resultados de cada escola nas edições anteriores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: