BLOG DOS PROFESSORES APROVADOS SEEDF 2013

Mesmo sem Enem no 1º semestre, governo fará nova rodada do SiSU

Posted by Gilberto Lenz em 12/03/2010

Matéria publicada no Portal de Notícias da Globo em 11 de março de 2010.

Seleção usará notas do Enem 2009 para preencher vagas do 2º semestre. Processo deve ocorrer em maio, informou ao G1 a assessoria do MEC.

O Ministério da Educação (MEC) vai aplicar ainda neste semestre uma nova rodada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para preencher as vagas com ingresso no segundo semestre. A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer em maio, confirmou ao G1 a assessoria de imprensa da pasta nesta quinta-feira (11).

Diante do anúncio de que não será aplicado um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em abril, como o MEC havia cogitado, as notas usadas pelos candidatos no sistema serão as da prova realizada em dezembro de 2009.

O diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), no Rio de Janeiro, Miguel Badenes Prades Filho, disse nesta quinta que a decisão de aplicar a nova rodada, tomada na última sexta-feira (5) em uma reunião entre o MEC e as instituições que aderiram ao sistema, foi consenso. “Não aplicaremos o vestibular do meio de ano porque o MEC vai promover novas rodadas do SiSU”, informou. Entre os cursos com vagas no segundo semestre na instituição, estão os de engenharia.

Após a decisão do MEC de não realizar Enem neste semestre, o G1 procurou as 51 instituições de ensino superior que participaram do sistema de seleção, mas não conseguiu contato com 10. Das 17 que terão abertura de vagas para o segundo semestre, nem todas decidiram o formato do seu processo seletivo: se vão usar o SiSU, apenas a nota do Enem ou uma avaliação própria. Ao menos outras seis não souberam informar se terão ingresso no segundo semestre.

A definição do modelo a ser adotado está condicionada à análise do resultado após o fim desta primeira edição (o prazo de matrícula termina nesta sexta). Uma nova reunião entre o ministério e as universidades para fazer um balanço do processo está programada para a próxima quarta-feira (17).

No caso do Instituto Federal de Alagoas, por exemplo, o sistema não impressionou. A remarcação do Enem para dezembro após fraude e o consequente atraso no calendário do SiSU prejudicaram o início das aulas, segundo a instituição, que preencheu parte das suas vagas pelo SiSU.

Vagas ociosas

Outro ponto de preocupação entre as universidades é a sobra de vagas após o sistema. Do total de 47.913 vagas disponibilizadas no SiSU para ingresso nesse primeiro semestre, 29.240 (61%) não haviam sido preenchidas e passaram para a segunda etapa. A situação se repetiu após essa fase: 21.701 estavam sobrando. A terceira etapa termina nesta sexta, com a matrícula dos candidatos classificados.

O MEC deve divulgar na segunda-feira um balanço de vagas remanescentes. Para evitar que fiquem postos ociosos, durante o processo, foi criada pelo ministério uma lista de espera, que será coordenada pelas próprias instituições.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: